2022 (Kikongo)
A Língua Kikongo e suas Poéticas – maio de 2022
No Brasil, mais precisamente nas universidades das redes pública e privada, os estudos sobre África e suas diásporas vêm ocupando cada vez mais um lugar de destaque, particularmente no domínio das Ciências Humanas e Sociais. Por isso, não é de se estranhar o fato dos inúmeros estudos realizados e publicados sobre os africanos e os afrodescendentes. Nessas pesquisas, as línguas africanas, por exemplo, têm sido destacadas por várias razões, sendo que uma delas prende-se com o fato de se configurarem como fontes históricas e, nesse sentido, o kikongo não é uma excepção.
Aliás, tal como outras línguas que chegaram ao continente americano por via do tráfico de africanos escravizados, a sua presença é marcante no português falado no Brasil, que abrange as manifestações artísticas e simbólicas. Portanto, realizar um minicurso acerca dessa língua no Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da Universidade Federal de Santa Catarina, não deixa de ser importante, na medida em que visa efetivamente contribuir para um melhor conhecimento possível sobre o kikongo no que se refere aos aspectos ortográficos, morfológicos, fonéticos e tonológicos.
Com este minicurso, pretende-se também contribuir para um maior conhecimento possível acerca das manifestações estéticas e simbólicas cuja articulação é atravessada pelo uso verbal/gesto-visual da palavra nos textos transmitidos e percebidos no momento de sua enunciação. Marcados por padrões rítmicos que facilitam a sua memorização, os textos em causa (cantos, contos, mitos, preces, provérbios, entre outros), circulam nos múltiplos suportes, como escultura, poesia, música, literatura, tambores, etc., lugares deminscrição e proliferação, o que caracteriza a sua elasticidade, como narrativas entrelaçadas, revelando sempre a potência do seu fluxo transitório.
Coordenação: Ilka Boaventura Leite – UFSC e Cristine Gorski Severo – UFSC
Ministrante: Nsimba José – UFSC/ Universidade Agostinho Neto
Veja o cartaz do curso:
Fotografias dos encontros: