Instituto Kadila convida para a oficina Literatura, Segregação e Racismo na África do Sul
O Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, vinculado ao Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o evento Literatura, Segregação e Racismo na África do Sul em 6 de outubro, segunda-feira. A oficina será ministrada presencialmene por Evander Ruthieri da Silva no CFH/UFSC.
A oficina “Literatura, segregação e racismo na África do Sul” propõe uma discussão sobre a formação histórica do regime de segregação racial no sul do continente africano, com foco nas primeiras décadas do século XX. A partir desse panorama, serão analisadas as contribuições de intelectuais sul-africanos como Sol Plaatje e John Dube na criação de grupos e organizações políticas que buscaram enfrentar a violência, o racismo e a exclusão social e política e, ao mesmo tempo, contar uma outra história – recuperando as experiências africanas no passado e no tempo presente.
A atividade será dividida em duas partes: na primeira, abordaremos o processo de formação do Estado sul-africano e os marcos legais iniciais da segregação, com destaque para a Lei de Terras de 1913. Na segunda parte, discutiremos as trajetórias de Plaatje e Dube, enfatizando, por meio de leituras compartilhadas, o papel da literatura como instrumento de resistência e crítica à ordem segregacionista.
Inscreva-se clicando aqui.