Instituto Kadila convida para o evento “Das guerras coloniais às crises políticas atuais em África”

04/11/2025 21:51

No dia 11 de novembro, às 9h (horário de Brasília) e 14h (horário de Moçambique), será transmitida a conferência “Das guerras coloniais às crises políticas atuais em África”, como parte da edição de 2025 do Seminário Anual Kadila.

Seguindo a tradição iniciada em 2022, o Instituto mantém a realização do Seminário Anual com o propósito de discutir temas de grande relevância para os estudos africanos. Nesta edição, o foco será refletir sobre as inquietações constantes de estudantes, professores e comunidade em geral acerca da realidade atual do continente africano, analisando os impactos históricos da colonização e seus desdobramentos na vida das pessoas, nas instituições e nos países africanos.

O conferencista será o ilustre professor e reitor da Universidade Técnica de Moçambique Severino Elias Ngoenha, reconhecido como o mais importante filósofo contemporâneo de Moçambique. Pensador lúcido e engajado, Ngoenha tem dado contribuições fundamentais à filosofia africana contemporânea, com trabalhos que incluem análises críticas dos discursos filosóficos africanos, reflexões sobre a sociedade moçambicana atual e discussões sobre justiça, ecologia e educação.

O Instituto Kadila busca, através deste evento, realizar a missão que é a de tornar cada dia mais conhecida a ciência e o pensamento africano em nossos meios intelectuais e políticos.

O evento será coordenado por Ilka Boaventura Leite e terá a mediação de Justo Venâncio Nauva, doutorando em Ciência Política no PPGSP-UFSC. Participam como debatedores: Adna Candido de Paula, professora de Filosofia Africana e Afrodiaspórica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), e João Lupi, professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina com experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Filosofia Medieval e da Religião. 

🔗 Assista à transmissão clicando aqui.