Teses
Consultas e empréstimos:
As obras podem ser consultadas no site e em horários previamente agendados. Para isto, consultar no site os horários de atendimento e contatos por email para fazer o agendamento e /ou a consulta in loco. A pesquisa deverá ser guiada por um pesquisador/a ou bolsista do Instituto e os livros de interesse do/a pesquisador/a podem ser emprestados por 1 semana, em caso de ser filiado ao Instituto. Caso não seja filiado/a ao Instituto, dependendo das condições da obra, podem sair para serem fotocopiadas. Ambos os registros precisam ser efetuados pelo/a responsável da Instituição. Neste caso o empréstimo para fotocópia será feito uma avaliação prévia das condições da obra e um documento de garantia deve ser deixado na Instituição até o retorno e a conferência do material que foi emprestado. Lembramos que o acervo é de grande relevância para a pesquisa e para o Instituto e que a responsabilidade do usuário inclui o cuidado com o livro, a devolução no prazo combinado e o respeito às normas da casa.
ARGENTA, Milena. Marcas de Etnicidade – Indumentária e pertença étnica no Curoca, sudoeste de Angola. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, p. 173. 2012.
Palavras-chave: Antropologia Social, Angola, Identidade, Etnicidade, Indumentária [Teses nº 1]
OKAWATI, Juliana Akemi Andrade. Estudantes Africanos na UFSC: (Des)Encantos Extramuros na Jornada Acadêmica. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, p.124. 2015.
Palavras-chave: Antropologia Social, Africanos, Diáspora, Mobilidade, Interculturalidade [Teses nº 2]
OLIVEIRA, Esmael Alves de. Qualquer semelhança não é mera coincidência: uma análise do HIV/AIDS no cinema moçambicano. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, p. 240. 2014.
Palavras-chave: Antropologia Social, Cinema, Moçambique, HIV, AIDS [Teses nº 3]
MARCON, Frank Nilton. Leituras transatlânticas: diálogos sobre identidade e o romance de Pepetela. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, p. 275. 2005.
Palavras-chave: Antropologia Social, Literatura Angolana, Identidade, Retórica [Teses nº 4]
BASTO, Maria-Benedita. A Guerra das Escritas: Literatura e Nação em Moçambique. Tese (Doutorado em Estudos Portugueses) – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, p. 728. 2004.
Palavras-chave: Moçambique, Literatura Moçambicana, Nação, Teoria Pós-colonial [Teses nº 5]